LACTOLAB é uma empresa fundada em 1986, inicialmente fabricante de coalhos de origem bovina.
Nossa primeira planta industrial foi estabelecida na cidade de Aparecida de Goiânia (GO) e nosso primeiro produto foi o COALHO NOVILHO.
Nosso objetivo sempre foi oferecer produtos de alta qualidade para satisfazer as maiores exigências dos clientes. Estamos ao sul do estado de São Paulo, em uma cidade chamada Itanhaém. Nessa filosofia, com o decorrer do tempo foi mudando o perfil de nossos produtos adaptando as novas tecnologias de uso no mercado internacional.
LACTOLAB oferece hoje uma linha que incluí os melhores coagulantes disponíveis no mercado mundial, dentre outros ingredientes para laticínios, maquinários e instalações industriais.
TECNOLOGIA DE ALTA TEMPERATURA PARA ELABORAÇÃO DE QUEIJOS
LACTOLAB tem a licença de uma inovadora tecnologia para elaboração de queijos (USA) que permite o tratamento térmico do leite à temperatura maior a tradicional, sem alterar as propriedades físico-químicas do produto final mais melhorando suas condições higiênicas e aumentando a recuperação de sólidos.
Estas condições de tratamento aplicadas junto ao uso de coagulante mais estabilizador LACTOLAB permitem atingir uma desnaturação parcial das proteínas solúveis do leite que precipitam sob a matriz da caseína e são recuperadas na coalhada final permitindo um aumento importante do rendimento na fabricação do queijo.
Esta tecnologia tem diversas aplicações, pode ser usada com eficiência em qualquer escala de produção, tanto seja para grandes ou pequenos volumes de fabricação. Consulte-nos.
DOCE DE LEITE
LACTOLAB fornece linhas completas para fabricação de doce de leite. As plantas de doce de leite de pequenas ou media capacidades podem ser complementadas com equipamentos de evaporação para virarem unidades de alta produção.
DESENHO DE PLANTAS
LACTOLAB oferece para a indústria láctea maquinários e equipamentos para suas linhas de:
- LEITE UHT e Produtos fermentados
- LEITE UHT EM BARRIGA MOLE
- LEITE EM PÓ
- LEITE CONDENSADO
- DOCE DE LEITE
- FABRICAÇÃO DE QUEIJOS
Estas linhas de produção podem ser desenhadas como adição às instalações existentes ou como unidades industriais completas “chave em mão” envolvendo a engenharia civil e mecânica, a montagem e o começo de operação.
PLANTAS DE EVAPORAÇÃO E SECAGEM
LACTOLAB oferece tecnologia e equipamentos para a concentração ou secagem de soro ou leite e para a fabricação de doce de leite. A empresa tem uma longa experiência na construção e operação deste tipo de plantas. Os equipamentos são construídos integralmente sob pedido.
EVAPORADORES PARA CONCENTRAÇÃO DE SORO
Vantagens:
-
- Resolve o grave problema dos esgotos nas queijeiras. O soro deixa de ser um grave problema que muitas vezes deve ser pago para resolver e passa a ser um produto com valor econômico.
- As empresas que fabricam doce de leite irão ganhar com a recuperação de sólidos de alta qualidade e baixo custo além de poupar energia.
- A água destilada que o concentrador produz pode ser utilizada na caldeira poupando energia.
Características:
-
- Sistema FALLING FILM, no qual o trocador de calor produz um filme descendente, com alta eficiência térmica.
- Opera sob vácuo e baixa temperatura para manter as características físico químicas do produto original, sem desnaturação das suas proteínas.
- Equipados com pasteurizadores e tubo de retenção para assegurar a qualidade microbiológica do produto, e que o leite ou o soro concentrados possam secar imediatamente no caso de ser convertidos em pó, resfriar-se e transportar-se com prolongamento de sua vida útil.
- Os evaporadores podem ser de dois ou três estágios conforme o soro ou leite que deva ser processado.
- Todas as bombas tem duplo selo frontal e traseiro com carcaças antideformação e válvulas de retenção na saída para separar as etapas da evaporação.
- Os evaporadores concentradores são entregues com a unidade de resfriamento.
- Os evaporadores concentradores são entregues com sua instalação elétrica completa e automatização em ligação do controle do circuito de pasteurização. A pressão nos estágios de evaporação se mantém constante através de válvulas de controle.
- Os equipamentos são entregues incluindo o início de operação e aprimoramento da planta além do devido treinamento do pessoal. Unidades de até 3.000 lt/hr já vem pré-montadas. Unidades maiores deverão ser montadas na planta.
- Trata-se de um investimento com retorno assegurado, um equipamento totalmente confiável e de alta eficiência operativa (medida em consumo de energia e de vapor por quilograma de água evaporada), e que gera uma economia altamente favorável frente a qualquer outro uso ou destino para o soro produzido numa planta de queijos.
Níveis de concentração:
-
- Os concentradores podem produzir soros com diferentes teores de sólidos de acordo com o destino final do produto. As concentrações mais frequentes são 18% e 24%.
- Soros a 18% podem se misturar com soro sem concentrar para obter uma matéria prima 12/13% que podem secar se em torres que secam leite no regime standard.
- Soro à 24% e ideal para fabricação de doce de leite e para transporte em frio.
- (O teor de sólidos pode elevar se até 48%, mais destacando que o transporte do soro nestas condições pode produzir cristalização, porém, no caso de esquentar novamente por pasteurização, por exemplo, para a fabricação de bebida láctea, a cristalização desaparece).